Sobre o Congresso

Objetivando responder a uma demanda crescente na sociedade, até então raramente discutida, a AADUFSC buscou parceiros e apoiadores para desenvolver com pioneirismo, no ano de 2013, o 1º Congresso de Direito Desportivo da Universidade Federal de Santa Catarina, evento que tem por escopo proporcionar aos estudantes, profissionais e demais membros da comunidade acadêmica, bem como da sociedade em geral, conhecimento do que há de mais novo no âmbito do direito desportivo, impulsionando a elevação do nível acadêmico nas discussões acerca do tema e, ainda, despertar a cultura de ensino do direito desportivo, como temática, dentro das salas de aula.

O enfoque multidisciplinar marcou a 1o edição do evento, que se tornou um dos maiores da área no Brasil, trazendo exposições no domínio do direito em suas variadas vertentes, marketing e gestão. E, no que diz respeito aos palestrantes, não foi diferente. Contando com a presença de diversos profissionais brasileiros da área, o I Congresso de Direito Desportivo trouxe ainda o Dr. Gabriel Real Ferrer, Presidente da Associación Española de Derecho Desportivo (AEDD) e o Dr. Rodrigo Arias Grillo.

O evento contou com a organização de membros da Diretoria Executiva da AADUFSC, coordenação científica dos professores Rodrigo Steinmann Bayer e Leonardo Schmitt de Bem, bem como apoio da OAB/SC, ALESC, Rede de Ensino LFG, Associação Nacional dos Árbitros de Futebol e Direção do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.

Neste ano o Congresso vem totalmente organizado exclusivamente por membros da Diretoria Executiva da Atlética Direito UFSC (todos da graduação do curso de Direito UFSC) e busca entidades que apostam no movimento atleticano e no desenvolvimento dos estudos e discussões acerca deste tema latente, o qual vem atingindo um grande público nos âmbitos acadêmico e esportivo. Importante ressaltar que é um Congresso totalmente gratuito e sem objetivação de lucro.

E é exatamente com a visão de que são cada vez mais notórias e relevantes as relações entre direito, sociedade e esporte, que o II Congresso de Direito Desportivo da UFSC trará duas mesas de debates com enfoque multidisciplinar. A primeira tratará sobre o tema “Crise no Esporte”, com a participação de pessoas importantes do cenário esportivo e jurídico para um debate acerca dos múltiplos entraves e dificuldades de toda estrutura esportiva brasileira. Outra mesa debaterá “Esporte e Preconceito”, assunto latente na sociedade como um todo e que exige um debate profundo também no âmbito desportivo.

Além das mesas, haverá apresentação de trabalhos e palestras presididas pelos próprios alunos e com a participação de docentes do curso de Direito da UFSC. O Grupo de Estudos de Direito Desportivo da Universidade Federal do Paraná entra no ano de 2014 como parceiro do evento, trazendo seus trabalhos desenvolvidos em uma palestra que será coordenada por seus membros, tudo estruturado de forma a promover a troca de conhecimento entre todos os participantes, fornecendo estrutura e tempo suficiente para tal.

A Comissão Organizadora do 2º Congresso de Direito Desportivo é composta pelos seguintes graduandos:

Ana Paula Kniess
Anthony Thiesen
Gabriela Schultz
Gilbert Henrique
Giovanna Sigilló
Maicon Hamilton
Natália Moreno Ungerer
Rodolfo Prado
Taená Cristine Dos Santos